28.6.09

«- Pobres crianças!... - exclamou com os olhos arrazados de lágrimas.
Jacques, o rapazito de quem enchera, na vespera, o cabaz de frutas e violetas, dormia sentado, com a criancinha nos braços, muito rosada, no seu sôno inocente, como se estivesse ao colo da melhor das mães. Era um quadro encantador! A tia Josefa, porém, não se demorou muito a contemplá lo.
- Ah!... És tu, meu Príncipe?
O rapazito, acordou.
-Sim, tia Josefa, sou eu!
E envergonhado pelo que fizera, continuou:
- Como a senhora disse que a procurasse, quando precisasse de si... Eu vim. Desculpe. Preciso de quem me proteja! Desculpe-me, tia Josefa!
- Fizeste bem vir, pequeno. Proteger-te-ei, estimar-te-ei, crê.
- Não trago dinheiro... - continuou, córado como um rabanete - Os meus avôs, roubaram-me tudo... Mas eu, trabalharei, tenho forças, hei-de pagar-lhe o que devo! A culpa não foi minha...
- Não fales nisso rapaz! Olha lá, a pequerrucha, é tua irmã?
- Não, senhora. É uma menina que encontrei no Bosque ao lado do cadáver de uma mulher. Estendeu-me os bracitos com tanta graça, que eu tive muita pena dela, e trouxe-a. Fiz mal!?
- Não, fizeste bem!
- Nunca ninguém estendeu os braços para mim... E como é ainda mais fraca do que eu, agarrei nela ao colo, e disse comigo: - «Hei-de protege-la, trabalhar para ela, velar por ela! Afinal, é como eu, uma desherdada da sorte. A senhora, que tem tão bom coração há-de ajudar-me a olhar por ela... Não é assim, tia Josefa?
Jacques, na sua ingenuidade e obedecendo ao seu coração bondoso, não duvidava de coisa alguma, e acreditava plenamente em si próprio.»

Os Humildes , 2º volume.
(os erros pertencem ao livro, que já muito antigo)

9 comentários

  1. estou a ver, estou a ver :D
    neste capitulo nao aparece a Marta :(

    ResponderEliminar
  2. Oh obrigada, mas mesmo bonitas são as tuas fotografias :')
    Já pensaste em ser fotografa? :b

    ResponderEliminar
  3. Obrigado!
    Também faço teatro, mas ontem foi só ver (: ..

    Pois é .. infelizmente há muitos desafortunados e alguns nao têm ninguém a quem chamar de "tia Josefa" ..
    Mas ainda há muita gente com bom coração ..

    Mimos*

    ResponderEliminar
  4. É muito muito boom !! (:

    Andas em que escola ?? De qualquer das maneiras podias voltar ao teatro (: só faz bem (:

    Mimos*

    ResponderEliminar
  5. Que bem ! Fazes bem em nao desistir (: !

    ResponderEliminar
  6. Não sei porquê, mas não me parece que esta história tenha um final feliz. De qualquer forma, este excerto deixou-me tentada... um dia destes sou capaz de procurar esse livro :D quando me desembaraçar dos que tenho em mãos.

    ResponderEliminar
  7. humm *.*
    como eu gosto de livros antigos :3

    ResponderEliminar
  8. que xuxu!! eu, em minha enorme ignorancia, nunca vi este livro.
    =(

    ps.: lindas fotos!



    bjus

    ResponderEliminar
  9. eu continuo a gostar mais do teu :) posso meter o teu link no meu blog? ;]

    ResponderEliminar

Copyright © gentesentada
Design by Fearne