22.7.10


«Por que é que essa vozinha obstinada dentro das nossas cabeças nos atormenta dessa maneira?» disse ele, olhando à volta da mesa. «Não será para nos recordar que estamos vivos, a nossa mortalidade, as nossas almas individuais - a que, ao fim e ao cabo, temos demasiado medo de renunciar e no entanto são o nosso maior motivo de sofrimento? Mas não é muitas vezes a dor também uma forma privilegiada de tomarmos consciência do nosso próprio eu? É uma descoberta terrível a que fazemos em crianças ao verificarmos que somos uma parte separada do resto do mundo, que nada nem ninguém dói juntamente com a nossa boca escaldada ou os joelhos esfolados, que as nossas dores e sofrimentos são só nossos. Mais terrível ainda é constatar, à medida que envelhecemos que ninguém, por mais querido que nos seja, poderá alguma vez compreender-nos verdadeiramente. Os nosso eus fazem-nos terrivelmente infelizes, e é por isso que estamos sempre tão ansiosos por os largar, não acham? Lembram-se das Erínias?»

A História secreta - Donna Tartt

5 comentários

  1. Mas que grande livro :O essa coisinha pequena tem quantas páginas? ahah

    ResponderEliminar
  2. Acredito que sim. Mas eu pessoalmente acho que não teria coragem de ler uma coisa tão grande, pelo menos por agora :P

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. fiquei com vontade de ler. (desculpa, enganei-me no comentário anterior)

    ResponderEliminar

Copyright © gentesentada
Design by Fearne