3.2.15

um dia em fotografias.

Um dos exercícios do workshop da Mariana era tirar uma fotografia por hora durante um dia. Comecei várias vezes durante a primeira semana em Azambuja, mas fiquei-me sempre pelas seis/sete horas. Como a nossa rotina aqui não era entusiasmante eu decidi deixar para o sábado, 23 de Janeiro, pois sabia que íamos passear. Então das dez da manhã até às onze da noite, um dia em fotografias.

10h Como aqui, em Azambuja, estou mais ao menos de férias, só comecei o dia às 10h e enquanto esperava pelo Luís para tomar o pequeno-almoço, aproveitei a luz do dia para fotografar a receita dos cupcakes de baunilha que eu tinha ilustrado para oferecer (falei disso aqui). Seguindo-se de um bolo de chocolate e exercícios para melhorar a atenção e resolução de problemas. Ainda às 10h arrumei a roupa e o quarto e fui tomar um banho. Pormenor: adoro a luz que vem das janelas e reflecte na mesa e nas botas. 


11hÀs onze horas fomos até à rua porque era preciso fazer alguns recados. Deixei-me maravilhar mais uma vez pelas cores desta zona e descobrir que roupa estendida e céus fazem composições bonitas. Fomos até à papelaria para imprimir o bilhete de autocarro do Luís, mas aí mandaram-nos até à biblioteca. A biblioteca eu achei que era um espaço muito bonito e tinha essa laranjeira logo à entrada (que fotografei de uns mil planos diferentes, para encontrar este e se tornar numa das minhas preferidas do dia). Fomos até ao supermercado (super?) e quis fotografar lá para experimentar as luzes e de que maneira poderia controlar isso (sim, já estou mais do que habituada que o mundo fique a olhar para mim por isso aprendi a ignorar - especialmente quando se trata de conseguir uma fotografia que eu quero). Depois fotografei essas plantas (eu não sei o que é ao certo) porque já me tinham chamado atenção muitas & muitas vezes e mereciam um pouco do meu tempo. (É uma das preferidas do dia!)


12h Regressámos a casa para o Luís poder preparar o pequeno-almoço e eu entreti-me com as revistas de culinária do continente (eu acho que as fotografias são muito bonitas) e a ler mais um capítulo que tinha em mãos na altura. Eu aconselho, Design do Designer de Ligia Fascioni.
p.s.: o almoço estava óptimo!


13h
Esta fotografia já anda na minha cabeça desde da primeira vez que visitei a casa da Teresa. No entanto, sou demasiado baixinha para conseguir este plano (mais alguém tem este problema, às vezes apetecia-me andar com um baquinho atrás para conseguir o que quero!). Então, pedi ao Luís que tirasse esta fotografia quando fosse ao lixo. Foi também daqui que resultou a do 52weeks - onde estou eu e a minha irmã - mas eu também gostei particularmente desta! Depois disto, foi enfiar-nos do carro até ao nosso destino!


14hÀs 14h chegámos até Sintra, o destino do fim-de-semana. Eu gostei muito pois não conhecia de todo. Lembrou-me um pouco Viseu sabem? As ruas pequeninas lembra mesmo muito e eu achei muito bonito. Tivemos sorte que estava um dia de sol, por isso podemos passear à vontade. Uma das fotografias preferidas da minha irmã nesse dia é mesmo aquela que se vê uma das ruas e o sol vai descendo pelo calçada.

15hDurante este pedacinho entrámos nas lojas e apeteceu-me comprar tudo. Como não podia comprei apenas uma lembrança para a minha mãe e para os meus sobrinhos! O Luís ofereceu-me um desenho que havia numa loja que lembra bastante a fotografia que vem já a seguir! 

16h
Eu sei que poderá parecer estranho, mas a minha fotografia preferida é mesmo a primeira desta hora. Gosto das cores e da composição. Que vos parece? Também nesta hora fotografei num dos sítios mais escuros, em que tinha um pontinho de luz em cada um dos lados e também fomos lanchar e todos pedimos algo muito apetitoso! 



17h No regresso a casa, a minha irmã levou-me a ver o pôr do sol. Foi-se num instante! A parte engraçada, é por mais clichés que estas fotografias sejam, eu nunca tinha tirado nada deste género. Ah, parte ainda mais engraçada: a minha preferida é a primeira. Tirei do carro, em andamento. 


18h Fotografias do regresso a casa e como a luz se foi, no espaço de uma hora.


19h A minha única fotografia desta hora. Nota-se algum cansaço aqui, não?


20hJantar preparado pelo o Luís. Mais uma vez, óptimo óptimo!


21h Chegada à sala para descansar e ver televisão. Eu sentei-me na secretária porque queria também adiantar o meu portfólio, que estava quase quase pronto.


22h Portfólio, ainda.


23hSentar-me para ver um filme antes de ir dormir. E sim, a minha irmã tem em casa dela uma série de telas pintadas por mim na escola.

4 comentários

  1. Belo passeio, Martinha! (Preferidas: botas, pássaros e banco. A da mana no carro parece cena de um filme.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha irmã também gostou da que tem as botas! E tinha pensado o mesmo, em relação à luz que entra pelo carro.

      Eliminar
  2. A minha preferida é a primeira das 16h e das 18h.
    O teu dia foi comprido e muito rico em pormenores. Gostei muito do post e do projecto.

    ResponderEliminar

Copyright © isto já não vai lá com chás
Design by Fearne